segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Site: http://www.valor.com.br/carreira

Um terço das companhias no mundo sofre com a

 

escassez de talentos

Por Adriana Fonseca | Valor
SÃO PAULO - A escassez de profissionais qualificados não é um problema enfrentado apenas pelas empresas brasileiras. Pesquisa realizada pelo ManpowerGroup com 25 mil empregadores de 39 países constatou que essa é uma realidade global. Segundo o levantamento, uma em cada três companhias enfrenta esse desafio e a saída encontrada por algumas delas para transpor esse obstáculo é a contratação de pessoas de outros países.
No Brasil, 14% das companhias têm solucionado a falta de mão de obra qualificada recrutando profissionais além das fronteiras. Esse índice, no entanto, é menor do que a média global (24%). Segundo o estudo, as empresas brasileiras sofrem com as severas leis trabalhistas, que desencorajam a busca por talentos estrangeiros. Os países mais propensos a atrair trabalhadores do exterior são Estados Unidos (75%), Cingapura (61%), Costa Rica (51%) e Japão (48%).
De forma global, 37% dos empregadores dizem não enfrentar obstáculos ao recrutar no mercado externo. Entre os que enfrentam problemas, as barreiras mais citadas são em relação aos vistos, idioma, o alto custo de trazer mão de obra estrangeira e a adaptação cultural. 
No mundo, a maior escassez de talentos se dá entre os engenheiros. Na sequência aparecem os operários, trabalhadores com habilidades manuais, operadores de produção, representantes de vendas e pessoal de média gerência.
(Adriana Fonseca | Valor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário