segunda-feira, 20 de maio de 2013

::Mais de 34 mil eleitores de MT têm o título cancelado pela Justiça Eleitoral::


A Justiça Eleitoral cancelou o título de 34.527 eleitores em Mato Grosso, que deixaram de votar nas últimas três eleições e não justificaram a ausência. Para não ter o título suspenso, os eleitores deveriam ter regularizado a situação em um cartório eleitoral até 25 de abril deste ano.
De acordo com a Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral TRE, a procura pela regularização foi pequena em todo o Estado, pois dos 39.615 eleitores sujeitos ao cancelamento, apenas 4.956 regularizaram a situação.
Cuiabá teve o maior número de documentos cancelados: 7.186 títulos. Em seguida, Várzea Grande, com 2.740, Rondonópolis com 2.149, Sinop com 1.668, além de Cáceres, com 1141 títulos cancelados.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral TSE, em todo o país foram cancelados 1.354.067 documentos. As faltas são contabilizadas por turno, ou seja, se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, a Justiça Eleitoral considera duas faltas. Os eleitores menores de 18 anos, maiores de 70 anos e os analfabetos não tiveram o título cancelado.
O cidadão com o título de eleitor cancelado não pode obter certidão de quitação eleitoral e sem o referido documento fica impedido de exercer diversos direitos, entre eles: obter carteira de identidade, tirar passaporte, efetuar ou renovar...
Autor: Thais Tomie | Redação 24 Horas News 
Extraído de: Direito Público   

Nenhum comentário:

Postar um comentário